Nikola Tesla

Nikola Tesla é considerado um dos mais importantes cientistas e inventores de todos os tempos. Oriundo do antigo império austro-húngaro (nasceu em 1856), Tesla revolucionou por completo a energia eléctrica. Em 1875, Nikola Tesla foi estudar engenharia electrotécnica para o Instituto Politécnico Austríaco, em Graz. Em 1882, vai para França trabalhar como engenheiro na “Continental Edison Company” em Paris, desenhando aperfeiçoamentos em equipamentos eléctricos.
Em 1884, muda-se para Nova Iorque nos Estados Unidos da América, para trabalhar como assistente do famoso cientista da época Thomas Alva Edison. Edison encarregou Tesla de melhorar o sistema de distribuição de energia eléctrica que havia implementado, sendo que caso conseguisse, receberia um prémio de 50.000 dólares. Tesla concebe um novo sistema de distribuição de energia eléctrica em corrente alternada muito mais eficiente. Edison discorda de Tesla e ambos desentendem-se. Em 1887, Nikola Tesla conhece George Westinghouse, um grande investidor que compra a patente da corrente alternada de Tesla. Westinghouse convence o governo americano a adoptar o modelo de corrente alternada como meio mais eficiente para a distribuição de energia eléctrica. Tem ínicio a célebre “Guerra das Correntes”. A partir de 1891, Nikola Tesla, apresenta novos ensaios científicos sobre a aplicação da corrente alternada de alta frequência. Desenvolve diversos inventos para produção e uso da electricidade, como por exemplo o motor eléctrico e inventa também a corrente polifásica, comutadores eléctricos e a ligação de motores em estrela, para além de novos tipos de geradores e transformadores, comunicações sem fio (via rádio),
a lâmpada fluorescente, controlo remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia eléctrica. Depois da demonstração de transmissão sem fios (rádio) em 1894 e após ser o vencedor da “Guerra das Correntes”, Nikola Tesla, tornou-se num dos maiores e mais respeitados engenheiros electrotécnicos que trabalhavam nos Estados Unidos da América.
A unidade de SI que mede a densidade do fluxo magnético ou a indução magnética, o tesla, foi nomeada em sua honra, assim como, o efeito Tesla da transmissão sem-fio de energia para aparelhos electrónicos com energia sem fio, que Tesla já havia demonstrado em 1893, e que pretendia utilizar para a transmissão intercontinental de níveis industriais de energia no seu projecto inacabado da célebre Wardenclyffe Tower.

Partilhar nas redes sociais